O Desafio de Acreditar em Nosso Próprio Potencial

Quem já não parou para pensar que pode executar mais do que lhe é proposto, ou seja, mostrar seu verdadeiro potencial seja em um cargo de uma empresa ou mesmo em um pequeno projeto em grupo.

E aí se depara com sua liberdade limitada para expor as possiblidades. E mesmo quando é permitido expor suas posições não pode lançar mão de seu poder de escolha.

Assim sendo para alcançarmos nossos objetivos é necessário lançar mão de nossos talentos, nossa paixão pelo que fazemos, a fim de descobrirmos qual é o nosso propósito, e como vamos lidar com nossos valores, prioridades e relações com os que nos rodeiam.

Não controlamos a vida, mas ela sim nos conduz a desafios que com o tempo percebemos o que realmente nos trás significado, nos faz ser criativos, nos ensina a lidar com o próximo, e executar tarefas de acordo com o que acreditamos e assim percebermos o potencial que trazemos dentro de nós.

Porém para alcançarmos tudo isso leva tempo e também é necessário termos à nossa volta algo que nos motive, pessoas que nos incentive, ter disciplina e poder ter certa liberdade de partilhar o que sabemos ser significativo para nós e o grupo ao qual estamos inseridos.

A primeira questão é percebermos que tudo tem que estar integrado, nossos talentos, nossas necessidades, nossa criatividade e o nosso valor quando prestamos um serviço.

E o desafio para essa integração é acreditarmos que trazemos potenciais, mesmo que vemos como pequenos, e que eles podem trazer grandes mudanças e agregar muito valor. Será que foi só através do potencial que os outros viram em você que ocorreu o seu crescimento? Você esta consciente de sua verdadeira potencialidade?

Outra questão é perceber como buscar o equilíbrio entre o dar e receber nas relações com o grupo será que dou muito e recebo pouco, ou vice e versa, então preciso mudar minha postura para alcançar esse equilíbrio.

A consciência entra como um importante fator de postura perante o processo de decisão. Será que sempre reagindo da mesma maneira busco algo novo, que vai me dar possibilidade de alcançar meu objetivo? Ou devo experimentar uma nova postura de minha parte?

Assim sendo, para alinhar seu propósito é preciso priorizar metas e objetivos. Perceber que esse propósito, as metas e os valores é que vão servir de orientação para todo o processo de decisão.

E que exercer uma liderança é simplesmente você ajudar outras pessoas a encontrarem os potenciais que estão dentro delas mesmas, orientando-as juntamente com seus valores.

Com isso acreditando no seu próprio potencial, encontrando seu propósito, agregando seus valores, sua percepção do sistema, tendo um equilíbrio em suas relações e possibilitando aos que estão a sua volta partilhar dessa integração é possível servir à vida agregando sempre mais e vê que tudo vale a pena!

Experimente…

HACHIDORI – Consultoria em Desenvolvimento Humano

Rate This Article:
No comments

leave a comment